segunda-feira, 23 de março de 2009

1909 - CENTENARIO DO PASTOR ANTONIO MARQUES LISBOA DORTA - 2009



PASTOR ANTONIO MARQUES LISBOA DORTA

O Pastor Antonio Marques Lisboa Dorta nasceu a 5 de janeiro de 1909, em Tatuamunha, Porto Calvo (AL), filho de Alipia Lisboa e Júlio Ferreira Dorta, membro da PIB Maceió (AL). Segundo informação oral obtida na PIB Maceió, na década de oitenta, de uma irmã idosa, os primeiros nomes ele teria recebido em homenagem ao pastor Antonio Marques, que pastoreava a Igreja Batista de Maceió (AL), instrumento da conversao do seu pai.

Antonio Marques Lisboa Dorta se converteu ao Evangelho em 1922 e foi batizado nesse mesmo ano. Sentindo a chamada para o Ministério da Palavra, estudou inicial- mente no Colégio Batista Alagoano dirigido pelo missionário John Mein. Transferido para o Colégio Americano Batista concluiu o Curso Bacharel em Ciências e Letras. No Seminário Teológico Batista estudou de 1931 a 1933, recebendo o Grau de Bacharel em Teologia e de 1934 a 1937, recebendo o grau de Mestre em Teologia. No ano de 1939 apresentou sua tese de Doutorado no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Consagrado ao Ministério Pastoral na Igreja Batista Betel, em Maceió (AL), em 18 de outubro de 1934, pastoreou aquela Igreja até o ano de 1936, pastoreando as Igrejas Batistas de Porto de Pedras e de Tatuamunha (todas em Alagoas). Em Maceió organizou a Igreja Batista de Nova Sião, congregação da Igreja Batista Betel. Deixando o campo alagoano, em Recife pastoreou as Igrejas Batistas da Estância, 2ª da Torre, da Vitória (Torre), de São Lourenço da Mata, Evangélica Batista da Várzea e a 1ª Igreja Evangélica Batista da Torre (por quarenta e tres anos).

O pastor Antonio Dorta levou as igrejas que pastoreava a fundar congregações e organizar novas Igrejas. Sob sua liderança foram fundadas as Igrejas Batistas de Maria Farinha e de Paratibe (em Paulista), 2ª de Camaragibe, 2ª de São Lourenço da Mata e de Tiuma (em São Lourenço da Mata), Central de Carpina, de Piedade e de Candeias (em Jaboatão), de Casa Forte, do Engenho do Meio e de Caxangá. Professor do Seminário Teológico Batista, do Seminário de Educadoras Cristãs e do Colégio Americano Batista, também serviu na Junta Administrativa deste último.

Preocupado com a questão social lutou para a fundação do Hospital Evangélico de Pernambuco, sendo seu membro fundador e integrante da sua direção por toda a vida, inclusive presidente. Idealizou o Lar Batista para Anciãos, sonho que a Associação dos Diáconos Batistas de Pernambuco concretizou, sendo seu capelão até os últimos dias de vida.

O pastor Antonio Marques Lisboa Dorta casou, em primeiras núpcias com Dona Cleusa Pontes Dorta, com quem teve quatro filhos: Cleide Dorta Benjamin (profes- sora), casada com Efraim Pinto Benjamin (diácono); Nedir Dorta Santiago Pereira; Jason Júlio Pontes Dorta e Evia Pontes Dorta Jofilsan.

O pastor Antonio Marques Lisboa Dorta foi chamado à presença do Senhor em 9 de maio de 1993, aos oitenta e quatro anos.

3 comentários:

  1. O pastor Dorta iniciou uma geração para Cristo dando seu exemplo e criando os filhos no Caminho do Senhor, dois dos quais hoje são pastores (Nedir Pontes Dorta na Suiça e Jáson Julio Pontes Dorta casado com a Pra. Luzete de Santana Dorta, ambos pastores em Campinas - SP); eu Jáson Julio de Santana Dorta (neto do Pr. Dorta) me sinto honrado em ser a terceira geração de pastores na família e agradeço a Deus pela fidelidade, exemplo e dedicação de meu avô que gera frutos até hoje e por muito mais gerações.
    Pr. Jáson Julio de Santana Dorta

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Evia e sou a filha caçula do pastor Antônio Marques Lisbôa Dorta e de Cleusa Pontes Dorta. A homenagem que meu avô, Júlio Ferreira Dorta fez ao pastor Antonio Marques se restringe ao nome "ANTÔNIO" porque a minha avó se chamava Alípia Marques Lisboa Dorta conforme meu pai me informou. Muitas vezes ouvi-o dizer que era parente de algum "MARQUES", explicando que sua mãe era uma "MARQUES". Por esta feliz coincidência, meu avô então resolveu colocar este nome em meu pai configurando então: "ANTÔNIO MARQUES LISBOA DORTA".

    Evia Pontes Dorta Jofilsan

    ResponderExcluir
  3. A Igreja Batista Nova Sião não é fruto da Igreja Batista Betel. Ao contrário, a Igreja Batista Betel é fruto da Igreja Batista Nova Sião, na época (1924, quando Betel foi fundada) era denominada IB do Poço. Pastor Dorta não é fundador da Igreja Batista Nova Sião. Nova Sião foi organizada pelo Pastor Euthicio Ramos de Vasconcelos, em 04/04/1913, quando Pastor Antônio Dorta tinha apenas 4 anos de idade.

    ResponderExcluir